Investigação de Técnicas Automáticas de Extração de Características Aplicadas a Verificação OFF-LINE de Assinaturas

Objetivos e Resultados Esperados

As técnicas utilizadas neste trabalho já foram analisadas em outros trabalhos. Dentre as técnicas investigasdas, um estudo mais detalhado será feito com técnicas baseadas em valores de momento, pois os mesmo têm como um dos principais incentivos a sua utilização, certa invariância quanto a mudança de escala. Para auxiliar a análise de desempenho de cada técnica, serão feitas análise de variância e análise de agrupamento.  

            O objetivo principal dos estudos neste trabalho é saber como algumas técnicas de extração se comportam quando aplicadas a assinaturas de diferentes tamanhos. Pretende-se mostrar que quando as pessoas precisam assinar em espaços de direntes tamanhos, elas mudam suas assinaturas para adaptá-las ao espaço apresentado, ou seja, não há apenas mudança de escala.  Foi por este motivo que escolheu-se momento como técnica de principal interesse, uma vez que, sendo invariante a escala, o mesmo deveria resultar valores muito próximos, o que de fato não acontece. 

            Deseja-se também fazer adaptações às técnicas de momento, ou na forma de como são empregadas, para que resultados melhores possam ser obtidos, independente do tamanho do espaço onde será assinado. Espera-se que estas mudanças façam com que as características extraídas das assinaturas de diferentes tamanhos sejam robustas bastante para que o resultado final da verificação seja tão satisfatório quanto os resultados de sistemas utilizados para assinaturas de mesmo tamanho. 

Descrição do Projeto  

            O trabalho inicía-se com uma visão geral de um sistema de verificação de assinaturas, abordando-se todas as suas etapas. Depois, aborda-se mais detalhadamente cada uma das técnicas de extração que será utilizada. Por fim, os experimentos são realisados para que a análise das técnicas em questão possa ter êxito. 

            Como primeiro experimento, será realizada a análise de variância, pelo coeficiente de variação, de todas as características que serão utilizadas. Desta forma, pretende-se definir o comportamento de cada característica mediante tal situação. Os resultados encontrados serão utilizados para a criação de um vetor de características cujo desempenho será avaliado na verifcação por MLP e por Bayes. 

            Comprovando-se a ineficiência de momento para as assinaturas em questão, serão propostas mudanças nas técnicas de momento. A primeira mudança será feita na área de atuação de momento, definindo-se janelas de atuação onde as mudanças são menores. A outra proposta é utilizar uma medidade variação entre as assinaturas de difrentes tamanhos para utiliza-la como uma outra  característica no processo de verificação ou até mesmo criar intervalos de confiação para a verificação. 

Por fim, os novos valores de momento serão reavaliados, como feito nos primerios experimentos, para saber se as mudanças sortiram os efeito desejados.