Reconhecimento de Manuscrito Off-Line

Objetivos e Resultados Esperados

Os objetivos gerais do projeto são investigar, comparar e sistematizar os esforços empreendidos, no sentido de solucionar os problemas da identificação pessoal através da análise de assinaturas. O escopo do projeto ficará restrito às técnicas para reconhecimento estático de assinaturas. 

            Os objetivos específicos são os seguintes: 

·        Definir e implementar técnicas para aquisição, segmentação, pré-processamento e compactação  de imagens de assinaturas, objetivando a confecção de uma base de dados confiável, que será utilizada durante o estudo experimental; 

·        Desenvolver um sistema híbrido para verificação automática de assinaturas que combine os resultados de diferentes técnicas, dirigido à realização dos experimentos; 

·        Comparar Redes Neurais Artificiais com as técnicas tradicionais;

·        Quantificar experimentalmente a adequabilidade das técnicas escolhidas ao reconhecimento estático de assinaturas. 

Descrição do Projeto 

Considerando a grande variedade de técnicas para reconhecimento estático de assinaturas, sua importância no contexto das aplicações de Reconhecimento de Padrões e Redes Neurais, este projeto irá investigar, comparar e sistematizar as principais destas técnicas, através de um estudo teórico-experimental.

Inicialmente, será realizado um estudo preliminar, contrapondo técnicas manuais versus automáticas, e dinâmicas versus estáticas. Em seguida, será feita uma análise mais detalhada a partir da separação das técnicas automáticas existentes em três categorias: reconhecimento estatístico, reconhecimento sintático ou estrutural, e reconhecimento via Redes Neurais.

Para cada categoria, serão apresentadas as principais características, a evolução histórica. Áreas de aplicação, dentre outros aspectos. Com base nesta análise, serão levantados argumentos que irão delimitar o escopo de investigação de pesquisa. A partir de então, parte-se para um estudo teórico aprofundado sobre cada uma das técnicas escolhidas.