Reconhecimento de Manuscritos On-Line


Objetivos e Resultados Esperados

Este trabalho tem como objetivo investigar, comparar e implementar um ambiente para aquisição e reconhecimento automáticos de movimentos manuscritos, verificando, especificamente, assinaturas.
Os objetivos específicos são os seguintes: 

·        Definir e implementar o processo de rastreamento de movimentos, com um refinamento que permita variar a representação de movimentos contínuos em seqüência de movimentos discretos, objetivando a elaboração da entrada do processo de extração de características; 

·        Investigar, implementar, comparar e utilizar as Redes Neurais Artificiais e técnicas tradicionais no processo de extração de características e reconhecimento de assinaturas; 

·        Quantificar experimentalmente a adequabilidade das técnicas escolhidas ao reconhecimento dinâmico de assinaturas. 

Descrição do projeto 

Levando em conta a variedade de técnicas para reconhecimento dinâmico de assinaturas, sua importância no contexto das aplicações  de Reconhecimento de Padrões, Redes Neurais Artificiais e Processamento de Imagem, este projeto irá investigar, comparar e mostrar a viabilidade das principais técnicas, através de um estudo teórico-experimental.

Para realizar este trabalho, adotar-se-á, como passo inicial, a realização de um estudo preliminar, contrapondo os sistemas on-line versus off-line . Em seguida, será feita uma análise mais detalhada a partir da separação das técnicas automáticas existentes. Para cada categoria, serão apresentadas as características principais, as áreas de aplicação, dentre outros aspectos, delimitando-se, a partir desta análise, o escopo da investigação do projeto, realizando-se um estudo teórico aprofundado sobre cada uma das técnicas escolhidas.

Após esta fase de delimitação, têm-se o processo de pré-processamento e segmentação dos movimentos seqüências, transformando-os em movimentos primitivos, que serão utilizados no estímulo de entrada das redes neurais, durante o processo de extração de características.

            Concluindo-se a fase de pré-processamento, é realizado o passo inicial para a proposta do sistema, a análise de requisitos, onde as informações serão levantadas, com o intuito de se obter as características desejáveis de um bom ambiente de reconhecimento on-line . Também será apresentada, nesta etapa, a arquitetura proposta e a implementação propriamente dita do sistema.

Depois da proposta do sistema, serão implementadas técnicas de reconhecimento selecionadas, cujos resultados servirão de base para o reconhecimento final fornecido por um classificador estatístico. Serão, então, definidas métricas e ferramentas para avaliar o desempenho das técnicas isoladamente e em conjunto, em termos de níveis de acerto, erro e rejeição.