RAM-Radial – Um modelo de Generalização para as Redes Sem-Peso

Objetivos e Resultados Esperados

 

Os objetivos gerais do projeto são investigar e analisar os esforços empreendidos, no sentido de solucionar o problema da não generalização dos neurônios RAM.

Os objetivos específicos são os seguintes:

·        Definir e estudar o modelo RAM Radial, modelo que tenta suavizar o problema da não generalização apresentado pelos neurônios RAM;

·        Utilizar as propriedades fundamentais do modelo RAM Radial em atividades  práticas;

·        Desenvolver um sistema que utilize os métodos do modelo RAM Radial para a generalização, utilizados na tarefa de reconhecimento de caracteres;

·        Quantificar experimentalmente a adequabilidade do RAM Radial através de uma nálise comparativa entre a rede sem generalização, RAM, e a rede com generalização, RAM Radial.

Descrição do Projeto

Tendo em vista a importância dos modelos RAM e do método da n-tupla na área de redes neurais, visto que tais métodos são utilizados em muitos sistemas, como também o problema da não generalização destes neurônios, objetiva-se, neste projeto, analisar o modelo RAM Radial que tem o propósito de suavizar tal problema.

            Inicialmente, será realizado estudos  com as diversas variações do modelo RAM e o método da n-tupla. Em seguida, será  feita uma pesquisa da propriedade de generalização das redes a partir de neurônios que não generalizam.

            Após a parte inicial do projeto, será proposto e descrito formalmente o modelo RAM Radial. Primeiramente, será destacado  no neurônio RAM Radial, quais as semelhança e diferenças ao modelo RAM e como se comporta em relação ao problema da não generalização. Após a descrição formal do neurônio, serão apresentadas as arquiteturas utilizadas pelos neurônios, descrevendo-se, formalmente, o número de camadas das arquiteturas, o tipo de aprendizagem e quais os parâmetros que vão variar. Será descrito também o comportamento das arquiteturas nas fases de aprendizagem e de teste, como os neurônios são inicializados, qual a maneira de calcular as saídas dos neurônios e da rede, como é feita a aprendizagem da rede, etc.

            O próximo passo é a construção de um sistema de reconhecimento  que analisa o modelo RAM Radial e o RAM. O modelo implementado será submetido ao problema de reconhecimento de caracteres. O conjunto ou base de dados selecionada é a formada por caracteres digitalizados alfa-numérico de 0 a 9. Cada classe contém 300 padrões digitalizados em 384 pontos brancos e pretos numa matriz 24 x 16.

O desempenho dos dois modelos será demostrado em termos de respostas corretas, erradas e rejeitadas, similaridade e confiabilidade. O objetivo desta análise é verificar se ocorre uma melhora no nível de reconhecimento, utilizando o modelo RAM Radial que representa uma contribuição ao modelo RAM e ao método da n-tupla.  Serão mostrados gráficos com o objetivo de realizar uma análise comparativa entre as duas redes para todos os parâmetros variados. Finalmente, os resultados produzidos pelo sistema serão apresentados à luz dos propósitos teóricos, e , a partir destes resultados, serão extraídas conclusões e relevâncias.