O Nectar
O NECTAR - Núcleo de Empreendimentos em Ciência, Tecnologia e Artes é uma associação civil sem fins lucrativos, com prazo indeterminado de duração, fundado em 01 de junho de 2001, por professores da Universidade Federal de Pernambuco que tem como missão “Contribuir para o desenvolvimento sócio-econômico da região através da promoção e gestão de empreendimentos inovadores em Ciência, Tecnologia e Artes”. O NECTAR foi certificado como Organização Social Civil e de Interesse Público – OSCIP em abril de 2002. O NECTAR é ecossistema de empreendedorismo que desenvolve organizações e projetos emergentes das pesquisas realizadas nas Instituições de Ensino Superior; o NECTAR possui o preceito de exercer suas iniciativas de forma ampla e institucional reunindo competência específica de empreender inovações em praticamente todas as áreas de conhecimento.

Os objetivos gerais do NECTAR são:

Promoção do desenvolvimento sustentável; 

Experimentação de novos modelos sócio-produtivos e de sistemas alternativos de produção, comércio, emprego e crédito;

Estudos e pesquisas, desenvolvimento de tecnologias alternativas, produção e divulgação de informações e conhecimentos técnicos e científicos, objetivando sobretudo o avanço científico, tecnológico e artístico da Universidade Federal de Pernambuco e a modernização e aumento da competitividade do estado de Pernambuco e do País.


Fontes de recursos

Os recursos financeiros do NECTAR são provenientes das seguintes fontes: Convênios celebrados com instituições públicas ou privadas, nacionais ou internacionais; doações, auxílios, subvenções, incentivos que lhe venham a ser concedidos e realização de linhas de atuação complementares, tais como: treinamento, consultoria, desenvolvimento e gerenciamento de projetos.